top of page
logo_redondo.png
  • azul_insta
  • azul_zap
  • azul_telegram
dudu.png

EDUARDO ANDRADE, diretor da Arte Cinco Produções Artísticas, nasceu em Belo Horizonte em 1964. 

Formado em Desenho Industrial pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI-UERJ) em 1987, mestre e doutor em design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007/2018 respectivamente), foi professor do curso “Arte, Educação e Introdução à Orientação Universitária” para alunos especiais nessa mesma instituição, onde também lecionou, como professor colaborador, no departamento de Artes e Design durante dez anos. É pesquisador do LInC – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos,  vinculado ao Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio.

Na PUC-Rio desenvolve pesquisa de utilização de resíduos plásticos na construção de bonecos e objetos educativos tendo uma de suas pesquisas documentada no livro “Design para uma educação inclusiva” no capítulo “Design e Educação: objetos de ensino-aprendizagem potencializando inteligências múltiplas”(2016). Possui artigos publicados sobre educação e teatro de bonecos.

É também ator (DRT 034117/87), cenógrafo (número de registro 13088/RJ 01/04/2014), aderecista, artista plástico e palhaço profissional desde 1988 pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro, matrícula número 010243-4. Membro da primeira formação da Intrépida Trupe (1986-1990) e do grupo Irmãos Brothers onde atuou de 1994 a 1998, ambos os grupos de reconhecida importância no cenário cultural brasileiro e documentados nos livros de Antônio Torres: “História Visual do Circo Brasileiro”, FUNARTE (1998), “ O Elogio da Bobagem” de Alice Viveiros de Castro (2005); “II Catálogo de Cultura Infância” de Karen Acioly (2013) entre outros.

Recebeu a indicação para o prêmio Coca Cola de Teatro Jovem , com o espetáculo “Eros uma vez”, de Evandro Mesquita na categoria adereços cenográficos. Foi indicado para o Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças na categoria Trabalho de Formas Animadas com o espetáculo “Lili, uma história de Circo” sob a direção do premiado Isaac Bernat”. Em 2017 recebeu este prêmio  com o espetáculo “Casa Caramujo”, direção de Gustavo Paso.

Saiu na mídia

bottom of page